Volume Único

Pósfacio

Boa noite, Asagiri aqui.

Encomendei online o curry favorito de Sakunosuke Oda ao estilo Osaka e experimentei. Foi extremamente picante, mas bom. Minha mão estava basicamente colada ao meu copo de água. Quando terminei, comecei a planejar quando iria comê-lo novamente. Era esse tipo de curry. Peço desculpas a quem lê isso no meio da noite.

De qualquer forma, este é o segundo romance de Bungou Stray Dogs: Osamu Dazai e a Idade das Trevas. Enquanto o Exame de Admissão de Osamu Dazai acontece dois anos antes do mangá, este romance  ocorre quatro anos antes e é sobre a vida de Dazai como executivo da Máfia. A inspiração para o título veio do primeiro trabalho do artista Pablo Picasso (quando jovem) conhecido como Período Azul. O autor Osamu Dazai era bastante selvagem em sua juventude, mas o Dazai em Bungou Stray Dogs também teve seus dias sombrios quando jovem.

Agora, se me permite divagar.

A essência desse romance ganha vida através de uma certa fotografia. Os autores Osamu Dazai, Sakunosuke Oda e Ango Sakaguchi faziam parte de uma escola de escritores conhecida como Buraiha, ou libertinos. Eles se encontravam em um bar em Ginza, bebiam e conversavam sobre o mundo literário, romances, sua família e qualquer outra coisa.

Realmente há uma foto deles conversando e tendo um momento agradável que você pode encontrar no Museu Moderno de Literatura de Kanagawa (tirada pelo fotógrafo Tadahiko Hayashi). Osamu Dazai está tentando parecer tão legal com as pernas no banquinho, Sakunosuke Oda está olhando para a câmera e sorrindo, e Ango Sakaguchi está com a mão no copo enquanto escuta uma história de Dazai. Eles estão tão relaxados que é difícil acreditar que estão na frente de uma câmera (especialmente quando você considera que as câmeras naquela época eram enormes e as lâmpadas precisavam ser trocadas a cada foto). Você pode realmente dizer que eles se davam bem.

Esses três autores não são apenas pilares do mundo da literatura, mas também pareciam muito próximos. Eu acho que você poderia chamá-los de ‘amigos’. Não é fácil ter um relacionamento tão maravilhoso e amigável, e você não pode trazê-los de volta se os perde.

Isso é algo que até pessoas normais como nós podem entender.

Então, apenas nove dias após a fotografia ser tirada, Sakunosuke Oda morreu de hemorragia pulmonar por tuberculose.

Osamu Dazai escreveu “Oda, você fez bem” em louvor no funeral. Pouco tempo depois, ele e Ango Sakaguchi também deixaram este mundo, e agora tudo o que resta é a foto deles. O ponto principal desta história veio do que nunca mais voltará, algo selado para sempre dentro de uma tira de filme.

Como você sabe, os personagens de Bungou Stray Dogs não compartilham nada em comum com seus homônimos da vida real. Existem várias discrepâncias na série que contradizem fatos históricos (por exemplo, na verdade era Osamu Dazai que admirava Ryuunosuke Akutagawa). Não tenho escrúpulos com leitores que os tratam como entidades independentes da história real.

No entanto, acredito que os fracos vislumbres que essas pessoas deixaram para as gerações futuras (como as linhas escritas em suas histórias ou algo dentro da foto mencionada) são a verdadeira natureza de um grande autor. Então, para esticar um pouco a questão, sinto que essa série não poderia corresponder ao seu nome –Bungou– sem esses lampejos.

Chega de conversa séria. Eu só quero expressar minha gratidão a todos que apóiam e amam a série. Obrigado a todos, estamos planejando um terceiro romance. Eu estarei extremamente ocupado lançando quatro mangás e três romances dentro de um ano, mas eu realmente espero que você esteja ansioso pela continuação do universo de Bungou Stray Dogs.

Por último, mas não menos importante, gostaria de agradecer ao meu maravilhoso parceiro Sango Harukawa por mais uma vez desenhar aquelas belas ilustrações e personagens legais. Também gostaria de agradecer aos editores, anunciantes, agências, livrarias e a você, leitor! Muito obrigado a todos.

Deixe-me vê-lo novamente no próximo volume.

KAFKA
ASAGIRI



Comentários